Mutirão faz limpeza nas praias de Itajaí

Neste sábado um grande mutirão de limpeza está varrendo as praias de Itajaí. Para isso, a Prefeitura conta com a ajuda de outras cidades que enviaram maquinário e caçambas para ajudar na limpeza. Nesta manhã, caminhões da COMCAP – Companhia de Melhoramento da Capital – ajudam na remoção dos entulhos nas praias da região de Cabeçudas.

Anúncios

Uma resposta to “Mutirão faz limpeza nas praias de Itajaí”

  1. Elias dos Santos Says:

    Falha Estratégica

    Ontem, 06/12/2008, por volta das 9:00 horas, algumas pessoas da comunidade, dentre elas eu me incluo, realizamos um mutirão com o objetivo de limpar a praia de Cabeçudas, visto que desde a enchente a praia permanecia completamente suja com toneladas de entulhos. Os trabalhos se iniciaram pela manhã e perduraram por todo o dia. No início, estávamos em cerca de 5 ou 6 pessoas. No final do dia já éramos mais de 20. Encontramos na praia peixes mortos, cobras vivas, dentre elas algumas venenosas. Um trabalho duro em que destaco a participação de várias mulheres incansáveis.

    Estamos em um momento difícil para a comunidade de Itajaí com muitos problemas acumulados a serem resolvidos. Necessário se faz que se tracem estratégias com ordem de prioridade, nem é preciso mencionar que a preservação da vida humana é a primeira delas.

    Em um certo momento da tragédia, estabeleceu-se que as praias seriam um dos últimos lugares a serem limpos, priorizando inicialmente a retirada dos entulhos das ruas da cidade. Serviço que demandaria vários dias, 20 ou 30, talvez. Decorridos todos esses dias, estaremos muito próximos do Natal e Ano Novo. Nossa região tem a preponderância do turismo como combustível econômico. Nossas praias ficam repletas de turistas nas datas citadas e em todo o verão, é fato. Quem programa uma viagem o faz com antecedência. Tendo que escolher entre ir a uma região com praias sujas ou limpas (centenas), obviamente a opção do turista seria pelas últimas.

    Estrategicamente, limpar as praias teria um efeito muito mais abrangente em termos de recuperação do Município de Itajaí. Não quero dizer que a limpeza das ruas não seja importante, mas considerando que:

    – a limpeza das ruas demandaria 20 ou 30 dias com força total,
    – a limpeza das praias demandaria 5 horas, mais ou menos (tendo em vista que juntamos quase todos os entulhos, sem ferramentas adequadas, com pessoas sem experiência nesse tipo de trabalho, na maior parte do tempo com 5 ou 6 pessoas),
    – a importância das praias limpas para o turismo,
    – nossas praias estão dentre as mais belas do país,
    – a importância da próxima temporada para a recuperação econômica do Município de Itajaí,
    – a época de maior movimento de turistas na região se aproxima,
    – muitos turistas estão indecisos quanto a vir ou não para a nossa região na próxima temporada,
    – mostrar para o mundo uma praia limpa atrairia os turistas,
    – se a praia pode ser usada ou não após a limpeza, não é motivo para não limpar porque mais perigoso seria deixá-la suja com cobras e animais mortos.

    Limpar as praias antes das ruas, seria estrategicamente prioritário. Infelizmente, os inteligentes não enxergam o óbvio. Não sei quem estabeleceu a estratégia. Sinceramente acredito que foi uma falha.

    Elias dos Santos, morador do bairro de Cabeçudas, Itajaí, 07/12/2008, 8:30 horas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: