Alunos produzem livro sobre Bambuzal

Livro nasce em dias de cheias e recorda a enchente de 1983

Povo do Bambu” é o nome do livro artesanal de memórias e poesias sobre o bairro itajaiense Bambuzal. O trabalho é resultado das oficinas realizadas nas Olimpíadas da Língua Portuguesa, com as 5as e 8as séries da Escola Básica Mansueto Trés, durante os meses de junho e julho. As turmas participaram nas categorias poesia e memórias.

Ironicamente, o tema mais relatado nas memórias foi a enchente de 1983 e foi justamente nestas últimas semanas que o “Povo do Bambu” acabou de ser produzido. Essas memórias foram sobre duas moradoras do bairro, duas Marias: a Ramos e a Lucia Meireles Machado.

Acredito que durante as oficinas, os alunos aprenderam muito mais sobre o local onde vivem. Descobriram que onde eles vivem agora, antigamente, havia apenas bambus. E que as primeiras pessoas que foram lá morar foram sorteadas pela COHAB: “Dentre os 328 sorteados, eu fui uma das sortudas. Ganhei minha própria casa, no bairro Nilson Lourenço dos Santos, mais conhecido como Bambuzal”, comentou a dona Maria Ramos, de 60 anos, uma das moradoras entrevistadas pelas oitavas séries nas oficinas.

O título “Povo do Bambu” foi criado durante as poesias coletivas com as quintas séries sobre o bairro, poesia que também consta no livro. Pois, além das 13 memórias, há a poesia selecionada para representar a escola na Olimpíada, de Jimmy Anderson, e as duas poesias coletivas produzidas pelas duas 5as séries. Nesta segunda-feira (08), o “Povo do Bambu” será entregue às duas moradoras, na própria escola. Também, serão entregues um exemplar na Biblioteca Monteiro Lobato (da Escola Mansueto), e outro à Biblioteca Pública Norberto Cândido Silveira Júnior. Desta maneira, outras pessoas poderão conhecer mais um pouco sobre o Bambuzal e sobre as vidas de seus moradores.

Mais informações, com Rubia (professora de português), 8804.5417; ou com o diretor Afonso Busarello (3241.2738)
Texto: Rubia Cristina dos Santos (SC 01820-JP)

Anúncios

Uma resposta to “Alunos produzem livro sobre Bambuzal”

  1. Roseane Says:

    Demais
    Amei
    Eu faço parte dessa escola nessa epoca estava na 5ª serie
    É foi muito prazerosso fazer essa olimpiadas assim descobrimos um pouco sobre a nossa comunidade que amamos tanto….
    “Povo do Bambu”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: