Secretaria de Saúde alerta sobre o perigo da leptospirose

A doença pode se manifestar entre o quinto e o trigésimo dia após a contaminação. Este é o período de incubação. A leptospirose é causada por uma bactéria presente na urina de animais, principalmente de ratos e camundongos. Não existe vacina e o tratamento é feito na unidade de saúde. A melhor maneira de evitá-la é tomar alguns cuidados, em especial durante e depois a enchente da última semana.

A leptospirose começa de repente. O sintoma inicial parece uma gripe. Dá febre, dor de cabeça e mal estar. Outras características são as fortes dores nos músculos, com acentuação na panturrilha. A infecção acontece pelo contato com a água ou a lama contaminada. A bactéria se infiltra no corpo através de feridas ou pela própria pele sadia após determinado tempo dentro da água. Outra maneira de pegar a doença é pelo consumo de alimento e líquidos ingeridos que tiveram contato com a urina.

Para combater a leptospirose é necessário: guardar alimentos em potes fechados; usar botas e luvas durante as limpezas; não deixar o lixo solto e não jogá-lo em terrenos baldios; e manter quintal e demais áreas limpas. Em caso de enchente a higiene da casa (teto, paredes, roupas, móveis e chão) deve ser com água sanitária, na proporção de um litro para cada 1000 de água limpa.

Outras dicas são jogar fora alimentos que tiveram contato com a enchente e procurar a unidade de saúde mais próxima em caso de aparecimento dos sintomas relacionados à leptospirose. Dúvidas podem ser sanadas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo telefone 3249-5500

Prefeitura de Itajaí
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – 3249-5500
Texto: Claudio Kantowicz

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: