Moradores que tiveram suas casas danificadas devem informar à Defesa Civil

A Defesa Civil de Itajaí comunica que os proprietários que tiveram sua casas parcialmente danificadas, ou, ainda, com a estrutura afetada, que informem a Defesa Civil por meio do telefone 199. Sérgio Burgonovo, responsável pela Defesa Civil, está com uma equipe dedicada para avaliar a situação das residências e orientar o procedimento a ser adotado.

Procedimento

Ao ligar para a Defesa Civil e informar a situação da residência, o atendente irá classificar a ocorrência em dois estágios de problemas, tendo como referência perigos que podem causar riscos à vida. O primeiro classifica as casas com perigo de desabamento ou deslizamento e, o segundo, problemas na estrutura da casa.

O tempo que a equipe da Defesa Civil leva pra ir ao local é de uma hora a dois dias, dependendo do grau de risco à vida. Depois da avaliação, os agentes da Defesa Civil instruirão se os moradores das residências afetadas pela enchente deverão procurar um dos abrigos, ou buscar apoio na casa de conhecidos.

Três casas que levam risco à vida

Entre as casas que a equipe fez a avaliação ontem (28), três foram na rua Carlos Drummond de Andrade. A casa de João Bernardino, de Ivan João de Souza e de Carlos Fernando Ramos, uma ao lado da outra, estão levando perigo aos moradores. Um dos poemas de Carlos Drummond de Andrade, intitulado “No meio do caminho”, diz que: no meio do caminho tinha uma pedra / tinha uma pedra no meio do caminho / tinha uma pedra / no meio do caminho tinha uma pedra. Para os três moradores, atrás das casas tem um rio, um rio que mostrou a fúria das águas, junto a fortes chuvas interruptas, e destruiu o pouco adquirido em anos de trabalho. Bernadinho contou que há dez anos está construindo, com seu filho, a sua casa. Esses dez anos de trabalho foram abruptamente interrompidos.

Prefeitura de Itajaí
Secretaria de Participação e Comunicação Social
Assessoria de Imprensa: Isaias Venera

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: