Enchente matou mais de 500 animais nas áreas rurais de Itajaí

 

animais-famai

Animais estão espalhados em diversas áreas do município. Foto: Famai

O alerta é para que a população não consuma água de poços ou ponteiras em toda a zona rural de Itajaí. Neste sábado, dia 29, uma equipe formada pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Vigilância Sanitária do Município e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) esteve nas áreas rurais de Itajaí para verificar o número e a situação de animais mortos pela enchente. Antes de equipe sair a campo hoje, as áreas rurais de Itajaí já haviam sido sobrevoadas na sexta-feira, 28, para um levantamento prévio dos animais mortos.

O superintendente da Famai, Fabrício Estevo da Silva, o número é de 560 bovinos e 29 ovinos. Este número, de acordo com ele, representa apenas dez por cento dos animais que morreram na enchente de 1983 em Itajaí, quando pereceram mais de 5 mil animais. Além dos animais contados nas propriedades rurais, há ainda outros que morreram em mata fechada e ainda não foram encontrados.

Orientação aos proprietários rurais Os profissionais da Famai, Vigilância Sanitária e Cidasc orientaram os proprietários rurais para que cavassem poços e enterrassem os animais dentro das suas propriedades. Esta decisão foi tomada porque os tratores não conseguiam acesso aos locais para remover os animais mortos, que já estão em decomposição. “Sabemos que haverá contaminação do lençol freático.

Mas os danos ainda são menores do que a poluição do ar, com o mau cheiro, e o risco de contrair botulismo”, afirma Fabrício Estevo. Ele acrescenta que o mau cheiro nos locais é muito grande, praticamente insuportável, e só é possível permanecer com o uso de máscara. Atenção: não consumir água de poços ou ponteiras Outra orientação importante é que a população não deve consumir água de poços ou ponteiras em todas as localidades do interior de Itajaí.

Principalmente nos locais onde ocorreram mortes ou foram enterrados animais, e também nas suas proximidades.

Prefeitura de Itajaí Secretaria de Participação e Comunicação Social

Informações:

Famai – Fabrício Estevo da Silva – Fones: 9917-2798

Assessoria de Imprensa: André Pinheiro – 3341-6121/ 9924-6503

Anúncios

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: