Epidemiologia alerta sobre proliferação de doenças

 Pessoas que tiveram contato com a água das enchentes devem ficar alertas às doenças como a leptospirose, já que não ela não pode ser prevenida com vacina. A Leptospirose é transmitida principalmente pelo contato com água contaminada com a urina dos ratos. Os principais sintomas são dores no corpo, dor na panturrilha, febre, mal-estar e icterícia (amarelamento da pele). As pessoas que tiverem suspeita de contaminação não devem, de forma alguma, prosseguir com a auto-medicação e precisam se dirigir imediatamente à unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e exames necessários.

O uso de medicamentos que contenham ácido acetil-salicilico (analgésicos como aspirina, AAS, Melhoral) é altamente perigoso, pois eles podem causar hemorragia em pessoas infectadas. O uso de antiinflamatórios também não é indicado. As pessoas com esses sintomas precisam ser hidratadas. A Vigilância Epidemiológica de Itajaí afirma que casos de leptospirose só podem ser confirmados após pelo menos 7 dias da contaminação e por isso ainda não há números oficiais de contágio.  

Vacinas  

As unidades de saúde do município e prontos atendimentos já estão em funcionamento e fornecem as vacinas infantis normalmente. É importante que os pais levem as crianças para atualizarem as doses, principalmente da BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) que previne a tuberculose.

Já a vacina anti-tetânica só deve ser aplicada em caso de prescrição médica, já que a dose não tem efeito após a contaminação. A injeção tem principio ativo de 21 a 30 dias após a aplicação. Outra vacina aplicada apenas a pedido dos médicos é a imunoglobina, que tem efeito no mecanismo de defesa do corpo.    

Defesa Civil Fonte: Ana Luiza Reis ou Lílian Barreto – 3249-5552 (Vigilância Epidemiológica)

Texto: Amanda Weber – 8444-1631           

Natalia Uriarte Vieira – 9986-4106

Anúncios

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: